PROJETO “MULHERES EM CAMPO” FAZ PRIMEIRA ATIVIDADE REPRESENTANDO IBIRACI NO DIA DO MINEIRO EM FRANCA

As mulheres produtoras de especialidades mineiras artesanais e que participaram do primeiro encontro Mulheres em Campo, realizado pela Prefeitura de Ibiraci na semana passada já tiveram sua atividade inicial de negócios durante o “Dia do Mineiro”, realizado no último domingo (25/08) no Parque Fernando Costa, em Franca, promovido pela Prefeitura da vizinha cidade.

Um grupo de produtores artesanais de Ibiraci, acompanhados do Prefeito Tonin Garcia, esteve no evento comercializando produtos como queijos, doces, mel e servindo a tradicional comida mineira, a dezenas de pessoas que participaram do evento.

Esta foi a primeira vez que o grupo que compõe o Programa “Mulheres em Campo” participou de um evento e o resultado foi o mais positivo possível.

MULHERES EM CAMPO

O Programa “Mulheres em Campo” começou a ser desenvolvido na semana passada quando a Prefeitura de Ibiraci, em parceria com a Comissão dos Direitos e Defesa das Mulheres do Município,  juntamente com a EMATER-MG promoveu o primeiro encontro que foi um verdadeiro sucesso (na última quarta-feira 21/08, das 13h ás 17h, no Salão da Festa de Maio), com abertura que contou com as presenças do Prefeito de Ibiraci, Tonin Garcia e do vice-prefeito Alvim Garcia, além de diversos convidados.

O PROJETO

O projeto desenvolve competências de empreendedorismo e gestão, orienta na descoberta do potencial de cada participante, ensina a planejar e a transformar uma atividade em negócio. Durante o encontro, as mulheres participaram de palestra, discussões e têm a chance de conhecer experiências de produtoras bem-sucedidas para que possam se inspirar e conseguirem com isso buscar novas diretrizes para sua vida. O objetivo da ação é promover a organização das mulheres rurais valorizando suas habilidades e competências, promovendo o resgate da cultura; a segurança alimentar; a integração das famílias rurais no fortalecimento da economia local além do acesso de mulheres da zona rural ao mercado.

O Prefeito Tonin Garcia, que fez questão de acompanhar os produtores ibiracienses considerou altamente positiva a experiência do projeto, pois todos que participaram (de Franca e diversos outros municípios da região) elogiaram muito os produtores apresentados pelo grupo do programa “Mulheres em Campo”.

No evento também estavam presentes os prefeitos de Franca, Gilson de Souza e Luiz Gonzaga Cintra (Claraval).